O Joio é extremamente parecido com o trigo, e dificilmente é reconhecido antes de produzir o grão. Ele tem aparência de trigo, mas não produz!!
No texto de Mateus 13: 24-30, Jesus nos conta a seguinte parábola: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi. Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu. Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: " O Senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o Joio?" Um inimigo fez isso, respondeu ele. Os servos lhe perguntaram: "O Senhor quer que tiremos?" Ele respondeu: " Não, porque ao tirarem o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo. Deixem que cresçam juntos até a colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro."
O Joio é como aqueles que tem aparência de alguma coisa, e que nuncam mostram qual é a sua verdadeira natureza. O seu verdadeiro caráter e sua realidade. Sendo falsos imitam muito bem o que é verdadeiro.
Jesus nos advertiu muito sobre o falso: O lobo em pele de cordeiro, sobre o brilho que não é ouro. Ele disse: " Acautelai-vos"
Por isso, junto com o povo de Deus, há a presença do joio. O Joio é a má semente, plantada pelo inimigo, que cresce junto com o trigo e que não deve ser arrancada antes do tempo. O joio somente deve ser arrancado no tempo da colheita, e será lançado no fogo.
O joio pode estar no meio do povo de Deus como falsos cristãos, que não estão para buscar a Deus e a vida eterna, mas que estão para pertubar a vida da igreja. Sua existência é permitida por Deus para a própria santificação do seu povo, para que Ele possa exercer discernimento, longanimidade, e para que cresça no amor.
Nós precisamos amadurecer no discernimento para poder separar o que é de Deus do que não é.
Ninguém consegue viver uma vida perfeita diante de Deus, a não ser pela graça de Deus! Pela glória de Deus!
Em Êxodo 33:17 o patriarca Moisés tem a oportunidade de pedir qualquer coisa: "O Senhor disse a Moisés: " Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome."
Que privilégio...Moisés tinha milhares de pessoas mal agradecidas ao seu redor, resmungavam o tempo todo.
Moisés poderia ter pedido pra sair daquele lugar, poderia ter pedido para ser transportado direto para Canaã...Quem iria culpá-lo por pedir isso?
E sobre os inimigos? Batalhas os aguardavam lá na frente...ele poderia ter pedido para vencer todos os inimigos.Mas, Moisés sabia o que DEUS PODIA FAZER!!
Toda a região do Antigo Oriente sabia. Eles viram o bastao do Arão, eles viram o Nilo se transformar em sangue, o chão cheio de gafanhotos, mosquitos, rãs, morte!
Eles viram o Mar vermelho se transformar em tapete vermelho para eles passarem.Eles viram maná cair do céu, água jorrar da rocha. Eles viram a montanha se mover, literalmente quando Deus falou!!!
Moisés sabia o que DEUS PODIA FAZER!
Mesmo tendo a certeza de que Deus iria com eles, Moisés quis algo mais: GLÓRIA!!! Mostra-me Tua glória!!
Nós cruzamos um limite quando fazemos tal pedido. Quando nosso desejo mais profundo não é algo de Deus, nem um favor dele, mas o próprio Deus, cruzamos um limiar.
Menos foco em nós, mais foco em Deus! Menos brilho em nós, mais brilho em Deus! Menos sobre mim, mais sobre Ele!
Não poderia o pedido de Moisés ser o nosso pedido?
Tal visão poderia nos mudar para sempre.
Não seja joio na vida de ninguém!!
Deus abençoe sua vida rica e abundantemente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário