Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de abril de 2012

O que fazer quando não existe saída?

                                 Olá pessoal!! A paz do Senhor!!

                                 Hoje tenho uma missão de tentar transmitir tudo o que aconteceu ontem no culto, vai ser difícil, mas vou tentar...  A Palavra de Deus no livro do Êxodo 14:5-14 nos relata um fato muito conhecido por nós. Vamos lembrá-lo: " Sendo,pois, anunciado ao rei do Egito que o povo fugia, mudou-se o coração de Faraó e dos seus servos contra o povo, e disseram: Por que fizemos isso, havendo deixado ir Israel, para que não nos sirva? E aprontou o seu carro e tomou consigo o seu povo; E tomou 600 carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os capitães sobre eles todos. Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do Egito, para que perseguisse os filhos de Israel; porém os filhos de Israel saíram com alta mão. E os egípcios perseguiram-nos, todos os cavalos e carros de Faraó, e os seus cavaleiros, e o seu exército, e alcançaram-nos acampados junto ao mar, perto de Pi-Hairote, diante de Baal-Zefom. E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor. E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tem tirado do Egito? Não é esta a palavra que temos falado no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor, que hoje fos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O Senhor pelejará por vós, e vos calareis."



                           Muitas vezes nos vemos nun beco sem saída, quer na área espiritual, física ou psicológica.
                           Podemos tirar da passagem citada, lições fundamentais para nossa vida cristã. Mas, vamos conhecer primeiro a força da adversidade:

                           1) A adversidade é impetuosa.- O Egito naquela época, era a nação mais poderosa do mundo. Tinha um grande exército (600 carros) para perseguir os Israelitas.
                           2) A adversidade nos encurrala - Não nos deixa ver a saída. Ela nos ataca quando estamos fora do nosso habitat.
                           3) A adversidade gera medo - Tudo o que foge do nosso controle gera medo, aprendemos que o medo é um espírito, portanto deve ser expulso. Eles não confiaram no Senhor, conheciam o poderio do inimigo.



                          O que o crente deve fazer quando não vê saída?

                          1) Clamar ao Senhor - Os filhos de Israel clamaram ao Senhor (vs.10).
                          2) Controlar o medo - Expulsá-lo em Nome de Jesus.
                          3) Não se preciptar - O crente não deve tomar decisões preciptadas na adversidade. (vs.13)
                          4) Crer que Deus tem todas as saídas - (vs14). Acreditar que Ele está agindo em favor de seu povo em todas as situações difíceis. Deus Vê a luta que estamos enfrentando.
                          5) Não desistir - (vs15). Faça o primeiro movimento em busca da vitória. Não fique parado. Use seu potencial!
                          6) Usar a autoridade espiritual - (vs. 16). O crente tem autoridade de Deus. O Espírito Santo habita em nós. Use sua autoridade. O inimigo não pode manipular sua vida espiritual. Use o poder que Deus lhe deu, não transfira essa autoridade para ninguém!



                          E Pra terminar...O crente tem que saber que entre ele e o inimigo, Deus está presente. (vs19).
                          E quando não existe mais saída, Deus providencia uma: " E então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda."

                          Deus tem um propósito insondável que você só vai entender se estiver em comunhão com Ele.  Porém, uma coisa é certa:
                                              Deus está no controle de todas as coisas!

                          Que Deus abençoe sua vida ricamente.
Mery










                       
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário